Laboratório de Apoio à Pesquisa de Campo do EFL/FAL

Este espaço, situado na Fazenda Água Limpa (FAL), foi originalmente construído para dar suporte à implantação do “Campo Apodrecimento” do Laboratório de Preservação da Madeira, mas com o passar das décadas se tornou uma infraestrutura de apoio à pesquisa de todo o Departamento de Engenharia Florestal. É utilizado por pesquisadores que atuam em diversas áreas da Ciência Florestal, como Conservação da Natureza, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia de Recursos Florestais.

O uso multidisciplinar é refletido na variabilidade de equipamentos que o Laboratório de Apoio à Pesquisa de Campo do EFL (LabFlorestal) dispõem, entre os quais balanças digitais de plataforma, estufa de secagem e esterilização, podões, sutas, hipsômetros, moinho pulverizador de biomassa, medidor automatizado de compactação do solo, motosserras e forno mufla. Através deste espaço são desenvolvidas pesquisas sobre biomassa, solos, biodeterioração da madeira, mensuração florestal, entre outras.

A Fazenda Água Limpa pertence à Universidade de Brasília e possui uma área de aproximadamente 4.340 ha. Da área total, 50% são destinados à preservação e o restante, à prática de ensino, pesquisa e extensão. Localizada a 28 Km da sede do Campus Universitário da Asa Norte, possui facilidade de acesso com transporte diário para o campus universitário. Ainda conta com alojamento, salas de aula, refeitório, equipamentos e máquinas agrícolas e apoio Técnico Administrativo.

Alexandre Florian da Costa