Nossa História

O curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) foi criado e reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em 16 de outubro de 1978, tendo sido o primeiro curso nessa especialidade na região Centro-Oeste. Contudo, a sua origem, remete ao ano de 1974, a qual à época tinha uma gestão compartilhada com o Curso de Engenharia Agronômica e chamava-se AGROFLOR. Na época da sua criação, apenas quatro instituições de ensino superior em todo o Brasil ofereciam este curso de graduação, sendo que atualmente, existem mais de 70 cursos no país.

Em novembro de 1986, o curso foi consolidado, se desvinculando do Curso de Engenharia Agronômica, sendo então criado o Departamento de Engenharia Florestal (EFL). Seu primeiro espaço físico foi junto as instalações do Departamento de Engenharia Agronômica no ICC Sul, posteriormente os professores foram alocados junto ao Prédio Multiuso I e a parte técnico-administrativa (secretaria, chefia e coordenação de graduação) junto ao prédio SG-12, onde atualmente está instalado parte do Departamento de Engenharia Civil (ENC). Tempos depois se mudou para o prédio administrativo da Faculdade de Tecnologia (FT). Em 1993, através de um acordo estabelecido com o Departamento de Engenharia Civil e a Direção da Faculdade de Tecnologia, o Departamento de Engenharia Florestal se estabeleceu em um novo espaço, de aproximadamente 1.000 m2, onde se manteve por mais de 25 anos.

A partir do início dos anos 2000, começou-se a discutir nas reuniões do Conselho da Faculdade de Tecnologia, a necessidade da construção de um espaço próprio para o Departamento de Engenharia Florestal, obtendo, pouco tempo mais tarde, o apoio desse Conselho para a construção da sua sede própria que aprovou uma área de 4.092,86 m2 dentro do espaço físico da FT para as instalações do Departamento. Nessa mesma época a administração superior da Universidade de Brasília aprovou a elaboração do projeto de construção do novo prédio.

Mais de 10 anos se passaram desde a consolidação do projeto do prédio, até que finalmente, em setembro de 2012 a Universidade de Brasília assinou o primeiro contrato, lançando naquela oportunidade o que nós chamamos de “Árvore Fundamental”, dando início aos primeiros alicerces do nosso prédio, que foi concluído e entregue em cerimônia realizada no dia 28 de agosto de 2019, se tornando a nova casa do Departamento de Engenharia Florestal.

O ano de 1997 também foi um importante marco para a Engenharia Florestal da Universidade de Brasília, com o inicio das atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, através da criação do curso de mestrado, aprovado pelo Conselho Universitário em 04 de novembro de 1996 e pela CAPES. O doutorado foi aprovado no ano de 2004, sendo até hoje o único da região Centro-Oeste.

A graduação, que começou com apenas quatro professores, quando o curso ainda estava vinculado ao Departamento de Engenharia Agronômica (1978 a 1985), hoje conta com mais de vinte docentes, sendo todos doutores. Atualmente são oferecidas 50 vagas na graduação por semestre entre o PAS e o vestibular, tendo aproximadamente 500 alunos regularmente matriculados. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais realiza processos seletivos anuais, contando com mais de 100 estudantes e mais de 20 orientadores credenciados, oriundos do departamento e de instituições parceiras.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900