Previous Next

Atlética Enraizada

A Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Florestal, mais conhecida como Enraizada, foi fundada em 2016 pelos graduandos ali presentes, mas somente em 2020 que se tornou ativa com a sua primeira gestão, dividida em 4 diretorias (marketing e eventos, produtos, financeiro e esportes) e Presidência.

Após 1 ano de gestão, conquistamos vários objetivos, o primeiro deles foi dar uma repaginada na logo original, estabelecer uma identidade visual no Instagram e organizar a nossa primeira coleção de produtos. Além disso, também tivemos várias conquistas no âmbito esportivo, são elas:

  • Campeonato de Ludo: primeiro campeonato organizado pela nossa Diretoria de Esportes, realizado no período da pandemia com o intuito de promover lazer, integração e espírito competitivo em um período tão conturbado;
  • e-CIMA e Intercalouros: ambos organizados pela Maquinada (liga das engenharias e arquitetura). No e-CIMA conquistamos o 6º lugar dentre todas as atléticas presentes na liga. Já no Intercalouros, campeonato organizado para integrar os calouros que entraram na UnB em tempos de pandemia, conquistamos pódio no truco e gartic;
  • Burodelizada: em parceria com as Atléticas Psicodélica e Burocratas organizamos um campeonato de jogos online, com várias premiações das 3 atléticas;
  • UeB League: é a maior liga universitária de e-sports do Brasil, no qual fomos convidados para participar do campeonato de League Of Legends e chegamos até às oitavas de final da etapa Nacional.

A nossa missão é dar continuidade a esse trabalho, sempre almejando novos objetivos com o intuito de representar os estudantes de engenharia florestal em competições universitárias, instigando o espírito esportivo de forma saudável, promover integração por meio de eventos, como, festas e workshops, e organizar ações sociais, beneficiando a comunidade acadêmica e social.

Quanto ao crescimento pessoal, temos a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades, aprender a lidar com opiniões divergentes, valorizar o trabalho em equipe, realizar tomadas de decisões em prol do bem comum e causar impactos positivos ao realizar ações sociais. Todos esses benefícios colaboram para um bom desenvolvimento profissional. Caso você tenha interesse em participar, é realizado um processo seletivo, semestralmente ou anualmente, de acordo com a necessidade da gestão. Todas as informações ficam disponíveis em nossas redes sociais.


Contato

  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Instagram: @aaaenraizada
  • Facebook: facebook.com/atletica.enraizada
  • Twitter: @aaaenraizada
  • Lojinha da atlética: cheersshop.com.br/atlética-enraizada-unb~282

Laboratório de Apoio à Pesquisa de Campo do EFL/FAL

Este espaço, situado na Fazenda Água Limpa (FAL), foi originalmente construído para dar suporte à implantação do “Campo Apodrecimento” do Laboratório de Preservação da Madeira, mas com o passar das décadas se tornou uma infraestrutura de apoio à pesquisa de todo o Departamento de Engenharia Florestal. É utilizado por pesquisadores que atuam em diversas áreas da Ciência Florestal, como Conservação da Natureza, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia de Recursos Florestais.

O uso multidisciplinar é refletido na variabilidade de equipamentos que o Laboratório de Apoio à Pesquisa de Campo do EFL (LabFlorestal) dispõem, entre os quais balanças digitais de plataforma, estufa de secagem e esterilização, podões, sutas, hipsômetros, moinho pulverizador de biomassa, medidor automatizado de compactação do solo, motosserras e forno mufla. Através deste espaço são desenvolvidas pesquisas sobre biomassa, solos, biodeterioração da madeira, mensuração florestal, entre outras.

A Fazenda Água Limpa pertence à Universidade de Brasília e possui uma área de aproximadamente 4.340 ha. Da área total, 50% são destinados à preservação e o restante, à prática de ensino, pesquisa e extensão. Localizada a 28 Km da sede do Campus Universitário da Asa Norte, possui facilidade de acesso com transporte diário para o campus universitário. Ainda conta com alojamento, salas de aula, refeitório, equipamentos e máquinas agrícolas e apoio Técnico Administrativo.


Coordenador

 

Alexandre Florian da Costa

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 (61) 3107-5633

Reintegração

Estudantes de graduação que não cumprirem com alguns requisitos mínimo de desempenho estão sujeitos ao desligamento do curso. São condições que ocasionam desligamento: reprovação de três vezes em uma mesma disciplina obrigatória, não cumprimento do mínimo de créditos, não cumprir condição, término do período máximo de permanência e abandono de curso.

Uma vez comunicado formalmente do desligamento, cabe ao estudante, se tiver interesse, solicitar sua reintegração. Não há edital, a solicitação pode ser feita a qualquer momento, mas é preciso estar atento aos prazos. O processo só pode ter início após comunicação formal sobre o desligamento, e a solicitação não será aceita passados dois anos do desligamento.

A Instrução Normativa CEG N° 0002/2017 estabelece os procedimentos do processo de reintegração de discente desligado, leia atentamente antes de iniciar o processo. Tire suas dúvidas com o coordenador do curso ou na Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA).

O requerimento de reintegração é feito diretamente pela internet, através de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O interessado faz a sua solicitação sem precisar sair de casa e pode acompanhar todo o processo. Para pleitear a reintegração, pode-se seguir o manual que explica todas as etapas, inclusive a de recurso por meio de processos intercorrentes, caso o estudante queira acionar a esfera recursal após o resultado.

Se o seu pedido for deferido, procure imediatamente o professor indicado pelo colegiado do curso para te orientar quanto a estratégia a ser adotada para sua recuperação acadêmica. Lembre-se, estudante reintegrado está, necessariamente, cumprindo condição de cursar com aprovação quatro disciplinas (obrigatórias e/ou optavas e/ou módulo livre) nos dois semestres consecutivos a reintegração , e pode ser novamente desligado caso não a cumpra. É facultado ao discente reintegrado solicitar substituição do(a) professor(a) orientador(a).

 

 

Previous Next

Viveiro Florestal

O Viveiro Florestal da Fazenda Água Limpa, vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal (EFL), trabalha com a produção de mudas de espécies arbóreas do bioma Cerrado e outros, bem como projetos de educação ambiental das escolas públicas vizinhas. É utilizado para pesquisas voltadas a fenologia e propagação de espécies florestais e como espaço para aulas práticas para diversas disciplinas da graduação e pós-graduação da Engenharia Florestal e outros departamentos.


Coordenador

 

Daniel Costa de Carvalho

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

+55 (61) 3107-5630

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5630

 

 

 

Localização